Cristo Redentor apaga luzes em solidariedade a Vinícius Jr.

Ação deixou monumento apagado por uma hora e é cooperação com a CBF e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Da redação

Cristo Redentor apaga luzes em solidariedade a Vinícius Jr.
Cristo Redentor foi apagado
Reprodução/Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

O Cristo Redentor teve a iluminação apagada por uma hora nesta segunda-feira (22) em solidariedade ao jogador Vinícius Júnior, brasileiro que atua no Real Madrid, entre 18h e 19h. O atleta sofreu mais uma vez ataques racistas no domingo (21), durante uma partida contra o Valência pela La Liga

Em nota, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudiou os ataques. "or isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor terá a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro", diz o santuário. 

A ação é uma cooperação entre o Núcleo de Esporte e Fé do Santuário, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. 

Vinícius Jr. sofre mais uma vez racismo

O atacante brasileiro do Real Madrid foi chamado de macaco pela torcida do Valencia no último fim de semana, e ainda terminou expulso da partida pelo Campeonato Espanhol.

O novo caso de preconceito contra o brasileiro ganhou repercussão mundial -- Vini Jr. disse, por exemplo, que o torneio espanhol “é dos racistas”. Técnico da equipe merengue, Carlo Ancelotti se recusou a falar de futebol e fez duras críticas ao episódio. O Real, por sua vez, denunciou as ofensas racistas contra o brasileiro ao Ministério Público da Espanha e criticou a federação local e os árbitros.

A seguir, veja linha do tempo do novo caso de racismo contra o brasileiro Vinicius Júnior.

Racismo em Valencia x Real Madrid

No duelo realizado no último domingo, Vinicius Júnior acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de "macaco” no segundo tempo. A partida foi paralisada por cerca de oito minutos, mas foi retomada.

Mata-leão

Nos minutos finais, Vini discutiu com o goleiro Mamardashvili e o clima esquentou. Foi quando ele levou um mata-leão do atacante Hugo Duro e reagiu erguendo o braço no rosto do jogador do Valencia.

Vini Jr. expulso

Inicialmente, Vinicius levou cartão amarelo. Após revisão no VAR, o árbitro De Burgos Bengoetxea expulsou o atacante do Real Madrid. Hugo Duro, que aplicou o mata-leão no brasileiro, seguiu em campo.

Presidente de La Liga se manifesta

Depois do jogo, Vini criticou La Liga e disse que o campeonato “é dos racistas”. A declaração foi respondida por Javier Tebas, presidente do torneio.

“Já que aqueles que deveriam não te explicam o que é que LaLiga pode fazer nos casos de racismo, tentamos nós explicarmos, mas você não se apresentou em nenhuma das datas acordadas que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar LaLiga, é necessário se informar adequadamente, Vini Jr”, escreveu Tebas.

"Não se deixe manipular e tenha certeza de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos", seguiu o presidente de La Liga.

Vini Jr. rebate

Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa. Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove - Vinicius Júnior.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais