Criminosos usam perfis falsos nas redes para enganar consumidores

Da Redação, com Jornal da Band

Fique atento para evitar golpes nas redes sociais PxHere
Fique atento para evitar golpes nas redes sociais
PxHere

Se você receber uma mensagem nas redes sociais de algum restaurante, bar ou hotel oferecendo uma promoção imperdível, fiquei esperto! Pode ser uma isca de criminoso digital. 

A sommelier Mikaela Paim tem um restaurante no centro de São Paulo há 40 anos e também está nas redes sociais. Mas, em 2020, o nome da casa foi usado por bandidos para criar perfis falsos. “É uma sensação perturbadora. São anos de trabalhos para você garantir a credibilidade e a confiança dos clientes, para ter isso rompido em segundos", lamentou a proprietária.

O maior prejuízo do restaurante, do hotel ou de qualquer outra conta comercial é ter o nome usado pelos criminosos. Através de um perfil falso, eles enviam links de promoções que não existem. No primeiro semestre de 2020, este tipo de golpe aumentou 140% no Brasil em relação ao mesmo período no ano anterior.

Com a conta falsa, eles falam para as vítimas que elas ganharam um desconto e pedem que elas cliquem em um link enviado por e-mail ou forneça um código de segurança mandado por SMS. Só que tudo faz parte do golpe. O link leve para um site malicioso, usado para invadir aplicativos bancários, e o código SMS serve geralmente para clonar o WhatsApp da vítima.

Na maioria das vezes, os próprios clientes são quem avisam o estabelecimento. "Eu sempre denuncio como conta inadequada, que está imitando alguém que eu conheço. E automaticamente procuro a casa, sendo conhecida ou não", diz a relações públicas Janaina Máximo.

Alguns cuidados são: conferir se a conta que está entrando em contato é um perfil verificado, identificado por um selo azul ao lado do nome, e ficar alerta para valores muito abaixo do praticado no mercado. E sempre desconfiar. “Vai no site oficial da empresa e verifica se tem alguma rede social verificada, qual é a rede social daquela empresa", aconselha o especialista em marketing digital Leonardo Pallota. 

Mais notícias

Carregar mais