Se você receber uma mensagem nas redes sociais de algum restaurante, bar ou hotel oferecendo uma promoção imperdível, fiquei esperto! Pode ser uma isca de criminoso digital.
A sommelier Mikaela Paim tem um restaurante no centro de São Paulo há 40 anos e também está nas redes sociais. Mas, em 2020, o nome da casa foi usado por bandidos para criar perfis falsos. “É uma sensação perturbadora. São anos de trabalhos para você garantir a credibilidade e a confiança dos clientes, para ter isso rompido em segundos", lamentou a proprietária.
O maior prejuízo do restaurante, do hotel ou de qualquer outra conta comercial é ter o nome usado pelos criminosos. Através de um perfil falso, eles enviam links de promoções que não existem. No primeiro semestre de 2020, este tipo de golpe aumentou 140% no Brasil em relação ao mesmo período no ano anterior.
Com a conta falsa, eles falam para as vítimas que elas ganharam um desconto e pedem que elas cliquem em um link enviado por e-mail ou forneça um código de segurança mandado por SMS. Só que tudo faz parte do golpe. O link leve para um site malicioso, usado para invadir aplicativos bancários, e o código SMS serve geralmente para clonar o WhatsApp da vítima.
Na maioria das vezes, os próprios clientes são quem avisam o estabelecimento. "Eu sempre denuncio como conta inadequada, que está imitando alguém que eu conheço. E automaticamente procuro a casa, sendo conhecida ou não", diz a relações públicas Janaina Máximo.
Alguns cuidados são: conferir se a conta que está entrando em contato é um perfil verificado, identificado por um selo azul ao lado do nome, e ficar alerta para valores muito abaixo do praticado no mercado. E sempre desconfiar. “Vai no site oficial da empresa e verifica se tem alguma rede social verificada, qual é a rede social daquela empresa", aconselha o especialista em marketing digital Leonardo Pallota.