As quatro crianças resgatas com vida na Floresta Amazônica depois de passarem 40 dias sobrevivendo na mata estão fora de perigo, segundo informou o ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velazquez, diretamente do Hospital Militar de Bogotá, para onde os pequenos indígenas foram levados.
"As crianças se encontram em processo de recuperação de acordo com as recomendações médicas. Se encontravam em uma situação complicada. Não podem ainda ingerir alimentos. O estado do menino e das meninas é um estado aceitável de acordo com os informes médicos. Estão fora de perigo, disse Velázquez.
As crianças internadas são Lesly Mucutuy, de 13 anos; Soleiny Mucutuy, de 9 anos; Tien Mucutuy, de 4 anos e Cristin Mucutuy, que completou 1 ano enquanto ainda estava perdida na mata. Elas pertencem à etnia uitoto, conhecida como “filhos do tabaco e da mandioca doce”.
O presidente Gustavo Petro também foi ao hospital ver como estão as crianças. O avó dos indígenas, Fidencio Valencia, foi à porta do hospital e declarou estar muito feliz com o desfecho da busca pelos netos. “Eles estão muito fracos, mas sabemos que estão em boas mãos aqui no hospital. Tudo vai ficar bem e continuaremos voltando porque este é um processo longo”, disse Valencia.
A mãe dos meninos, Magdalena Mucutuy, morreu no acidente, assim como o piloto Hernando Murcia Morales, e o líder indígena Yarupari Herman Mendoza.