Mesmo com um dos melhores sistemas rodoviários do país e o principal porto brasileiro, o estado de São Paulo corre o risco de sofrer um colapso logístico. A avaliação é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia paulista (CREA-SP), conforme divulgou em relatório sobre os projetos públicos de infraestrutura e transporte.
Para o presidente da entidade, Vinícius Marchese, em entrevista à BandNews FM, dentro de sete anos, se nada for feito, o tempo de uma viagem a pé de São Paulo a Jundiaí poderá ser menor do que o de uma viagem de carro.
“Se nenhum projeto for continuado, seria mais rápido você sair a pé de São Paulo para ir a Jundiaí do que de carro. Isso é considerado um colapso, pois a gente não consegue mais pegar um carro e ir para Jundiaí, uma distância relativamente curta, porque vai demorar mais de carro do que a pé”, analisa Marchese.
O estudo do Crea-SP indica a necessidade da conclusão de obras paradas, a exemplo do trecho norte do Rodoanel, paralisado desde 2018. Porém, o ponto principal para a entidade é fazer com que a locomotiva do Brasil entre literalmente nos trilhos.
O documento aponta o projeto do Ferroanel e a ampliação da malha ferroviária como necessários para a melhoria da circulação de pessoas e bens. Essas medidas podem fazer com que os trens possam circular ao redor da região metropolitana de São Paulo sem usar os trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), reservados ao transporte de passageiros.
O levantamento ainda diz que, em 2016, o estado movimentou menos de 4% do volume total de cargas por meio de ferrovias. De acordo com o presidente do Crea-SP, investimentos na área vão beneficiar toda a cadeia. Na prática, o consumidor final sentirá a diferença na prateleira.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) recebeu o relatório das mãos do presidente do Crea-SP, no começo de fevereiro. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo também está com o documento e prometeu analisá-lo.
Em nota enviada à BandNews FM, a pasta diz que trabalha na elaboração de um plano que vai avaliar a infraestrutura e demanda por transporte regional no estado de São Paulo. O órgão também afirmou que a sustentabilidade é um dos pilares da iniciativa que prevê ações e projetos de integração, com foco nos modais ferroviário e hidroviário.