A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pretende exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 para seus professores, alunos e funcionários retornarem às aulas presenciais.
Apesar do estudo da medida, ainda não há uma previsão para retorno das atividades presenciais da instituição.
No município do Rio e Região Metropolitana, a UFF (Universidade Federal Fluminense) também avalia a possibilidade de pedir o comprovante, mas aguarda decreto federal.
Já a Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) disse que ainda não há deliberação sobre a medida, enquanto a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) informou que só vai se posicionar quando as aulas presenciais voltarem.
Além do ensino superior, a Escola Americana do Rio de Janeiro, decidiu que alunos de faixas etárias que já tiveram acesso à vacina só poderão frequentar as aulas presenciais se apresentarem o comprovante de vacinação. O colégio privado de elite tem alunos dos ensinos Médio e Fundamental.
A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o “passaporte da vacina”. Com isso, a partir de 15 de setembro, moradores e turistas terão que apresentar a carteira de vacinação, mostrando que o imunizante contra a Covid-19 foi aplicado.
Só assim será permitida a entrada em estabelecimentos como academias, clubes, cinemas e museus.