Covid-19: Suspensão de vacinação em adolescentes é precipitada, diz pesquisador

Para Julio Croda, é importante vacinar jovens com pelo menos uma dose

Da Redação, com BandNews TV

Para Julio Croda, é importante vacinar jovens com pelo menos uma dose
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na decisão, assinada pela secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid, Rosana Leite de Melo, a pasta sugere restringir a aplicação de vacinas a adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. De acordo com a diretriz, a maioria dos adolescentes sem doença preexistente não sofre de casos graves da doença.

Em entrevista nesta quinta-feira (16) à BandNews TV, Croda alertou para a circulação do novo coronavírus no Brasil, apesar da queda do número de casos e óbitos. Segundo ele, o indicado seria adotar pelo menos a primeira dose das vacinas nos jovens, para evitar que a doença atinja inclusive populações com comorbidades.

“É importante a gente entender que ainda temos uma carga elevada da doença no Brasil. Não se justifica a interrupção completa da vacina. A gente poderia adotar o que a Inglaterra sugeriu na última semana, que é vacinar com uma dose”, disse.

Julio Croda reforçou ainda que os benefícios da vacinação são amplos contra a pandemia, apesar do registro de reações adversas.

“Falta comunicação, informação de qualidade, esclarecimento à população, justamente para a gente entender que eventos adversos podem acontecer”, explicou.

“A vacina eventualmente pode ter eventos colaterais importantes, mas os benefícios superam muito os riscos”, acrescentou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.