Covid-19: Não aprendemos com erros cometidos, diz epidemiologista

Para Ethel Maciel, professora da UFES, medidas sanitárias adotadas estão chegando com atraso

Da Redação, com BandNews FM

Um estudo realizado no Uruguai mostra redução da mortalidade da Covid-19 com o uso das vacinas CoronaVac e da Pfizer. As informações são da rádio BandNews FM.

O relatório indica que, de mais de 700 mil pessoas que tomaram as duas doses da chinesa Sinovac, cerca de 5 mil testaram positivo para coronavírus. Destas, 19 precisaram de internação em UTI e seis faleceram. 

Já com a vacina da Pfizer, dos quase 150 mil uruguaios totalmente imunizados, mais de 600 foram infectados, apenas um foi para a UTI e oito morreram. 

A enfermeira e epidemiologista Ethel Maciel, professora da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), avalia que os dados são positivos, principalmente, porque a CoronaVac é a vacina mais usada no Brasil.

Ainda assim, a pós-doutora em Epidemiologia pela universidade americana Johns Hopkins pede que os cuidados sejam mantidos.

Primeiro, porque nenhuma vacina é 100% eficaz; depois por causa das novas variantes do coronavírus.

“A gente precisa se proteger. Porque estamos numa pandemia descontrolada, e a gente tem chance de infectar mesmo estando vacinado. A gente não sabe por que algumas pessoas vão desenvolver a doença mais grave que outras”, afirmou.

Ethel Maciel afirmou ainda que a cepa indiana, recém-chegada ao Brasil, pode, sim, ser mais resistente às vacinas e também facilitar as reinfecções.

É o que indica um estudo feito no Reino Unido, onde os imunizantes da Pfizer e Oxford-AstraZeneca são os mais aplicados.

O levantamento recém-divulgado mostrou um grande número de contaminados com a mutação da Índia entre aqueles que tomaram somente uma dose.

Já para quem completou a imunização, não houve alterações na taxa de eficácia.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.