Sem dados de dados de CE, RJ e SP, Brasil tem 493 mortes por Covid-19 em 24h

No mesmo período, foram 184.311 novos casos da doença

Da Redação

País já contabilizou 630.494 óbitos provocados pelo novo coronavírus Reuters
País já contabilizou 630.494 óbitos provocados pelo novo coronavírus
Reuters

O Brasil registrou 493 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) em boletim nesta sexta-feira (4). Contudo, não foram contabilizados índices do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, por problemas de acesso às respectivas bases de dados.

Desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 2020, o País já somou 630.494 óbitos provocados pelo novo coronavírus. A média móvel de mortes, que contabiliza os últimos sete dias, caiu para 659, possivelmente, por conta de represamento de dados.

De acordo com o boletim, 184.311 novos casos da doença foram registrados nas últimas 24 horas, um dia após o recorde de novos diagnósticos no Brasil. O total acumulado de diagnósticos de Covid no Brasil chegou a 26.275.831.ao longo da pandemia.

Fiocruz: Ômicron representa mais de 95% dos genomas sequenciados no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou novos dados sobre as linhagens do coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil. A publicação da Rede Genômica Fiocruz destaca que, em janeiro, a variante ômicron representou 95,9% dos genomas sequenciados. Em dezembro, o índice era de 39,4%.

O relatório aponta que a ômicron domina completamente o cenário epidemiológico da covid-19 no Brasil. Entre 14 e 27 de janeiro, o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo da Fiocruz em seis estados produziram mais de 3,7 mil genomas. 

A amostragem utilizada baseou-se em dois pilares fundamentais: amostragem representativa dos casos positivos de covid-19 por teste RT-PCR em tempo real de cada estado, e amostras de eventos inusitados identificados pelas vigilâncias locais. 

Atualmente, há mais de mil linhagens definidas do vírus SARS-CoV-2, mas apenas cinco foram identificadas como variantes de preocupação, com impacto significativo na saúde pública. Neste caso, é levado em conta a maior capacidade de transmissão e infecção, maior capacidade de escape de anticorpos ou uma combinação de todas. 

Vídeo: Portugal deixará de exigir testes negativos em aeroportos para viajantes europeus

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais