O número de crianças internadas em UTIs pediátricas por causa da Covid-19 começa a cair em São Paulo. No dia 31 de janeiro, 260 meninos e meninas precisavam de cuidados especiais; já na última segunda-feira eram 183. A informação é da colunista da Rádio BandNews FM Mônica Bergamo.
Os técnicos que acompanham os dados acreditam que a imunização do grupo já começa a mostrar efeito.
Embora siga avançando, a vacinação infantil contra Covid-19 ainda caminha em ritmo lento no Brasil. Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, todas as doses necessárias serão distribuídas a estados e municípios até o dia 15 de fevereiro.
Vídeo: Governo de SP confirma quarta dose
Recordes no Brasil
O Brasil registrou 1.264 mortes por Covid-19 e 178.814 novos casos da doença nas últimas 24 horas, segundo boletim do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgado nesta quarta-feira (9). É o segundo maior número diário de óbitos na pandemia no país em 2022, atrás apenas do dia 5 de fevereiro (1.308).
A média móvel de mortes, que contabiliza os últimos sete dias e serve para corrigir distorções por causa de possíveis subnotificações nos estados nos plantões e finais de semana, subiu para 873 - a pior desde 11 de agosto (877). No total, 635.074 pessoas perderam a vida por conta da doença.
Dados do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz apontam que as mortes por Covid-19 no Brasil representaram cerca de 11% do total de óbitos registrados em todo o mundo desde o início da pandemia, em março de 2020.
O estudo da Fiocruz indica um cenário ainda preocupante, com rápida transmissão da variante Ômicron do coronavírus, apesar das especulações sobre o fim da pandemia.
Embora os índices estejam em alta, especialistas apostam que esse cenário deve melhorar na próxima semana, já que as internações caíram bastante - quase 20% só em São Paulo.