Os Correios deram mais informações sobre o concurso público para 3.468 vagas, anunciado desde o começo do ano, nesta quinta-feira (12). Cargos de nível médio (agentes) e superior (analista) terão editais separados (ainda não publicados) com salários iniciais que vão de R$ 2,4 mil a R$ 6,8 mil.
Os Correios esperam, mesmo com editais ainda não publicados, que as contratações sejam iniciadas neste ano.
Trata-se de um ponto importante realizado em acordo com as entidades sindicais da organização pública, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro dia de governo.
A prova para o cargo de Agente de Correios será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório.
Já a prova para Analista de Correios, também de caráter eliminatório e classificatório, será objetiva, de conhecimentos gerais e específicos (a depender da formação), e contará com prova discursiva, que consistirá em redação de texto dissertativo.
Este é o primeiro certame de âmbito nacional da empresa pública. O último concurso foi realizado em 2011 (há 13 anos), quando 1,1 milhão de inscritos disputaram 9.190 vagas.
Distribuição regional das vagas
Agente de Correios:
- Sudeste: 1.048 vagas
- Sul: 696 vagas
- Nordeste: 669 vagas
- Centro-Oeste: 446 vagas
- Norte: 240 vagas
Analista de Correios:
- Sudeste: 61 vagas
- Sul: 28 vagas
- Nordeste: 62 vagas
- Centro-Oeste: 177 vagas
- Norte: 41 vagas