O Vaticano abriu na manhã desta segunda-feira (2) o velório público do papa emérito Bento XVI, na Basílica de São Pedro para que os fiéis possam prestar as últimas homenagens ao religioso. O enterro será realizado na próxima quinta-feira (5), com uma missa rezada por Francisco, às 9h30 do horário local.
Muitos fiéis chegaram à Praça São Pedro ainda na madrugada para prestar as últimas homenagens ao papa emérito. O corpo de Ratzinger foi levado para a Basílica de São Pedro pouco depois das 7h (horário local) e permanecerá até quarta-feira (4).
Segundo o Vaticano, as últimas palavras de Bento XVI foram pronunciadas por volta das 3h da manhã (horário local) de 31 de dezembro. Segundo o enfermeiro de turno, que estava sozinho com o religioso naquele momento, o papa emérito disse a frase, em italiano: "Senhor, te amo!".
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, compareceu na Basílica de São Pedro pouco antes da abertura do local aos fiéis, para se despedir do pontífice.
Bento XVI morreu no último sábado (31). “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (horário local), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano”, disse a Igreja Católica. Anteriormente, Francisco já havia pedido aos fiéis orações especiais para Bento XVI.