Corpo de Pelé chega a Santos para ser velado

Velório será no gramado do estádio da Vila Belmiro e deve reunir um milhão de pessoas até terça (3)

Da redação

Velório de Pelé será no gramado do estádio do Santos Futebol Clube Diego Vara/Reuters
Velório de Pelé será no gramado do estádio do Santos Futebol Clube
Diego Vara/Reuters

O corpo de Pelé chegou a Santos na madrugada desta segunda-feira (2) para ser velado no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. O cortejo que levou o corpo saiu do Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, onde Pelé morreu na última quinta (29). O velório será aberto ao público e tem previsão de começar às 10h e durar até o dia seguinte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao velório de Pelé nesta segunda. 

São esperadas um milhão de pessoas no velório. Um esquema especial de segurança foi preparado para receber uma multidão que é esperada para dar adeus ao Rei do Futebol. Duas tendas foram montadas no gramado do estádio do Santos Futebol Clube. Na tenda central ficará o corpo de Pelé. Na outra, as autoridades. Os torcedores e fãs de Pelé entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. 

A imprensa terá acesso pelo portão 20 e será necessário o credenciamento prévio, por e-mail, com as regras informadas no site oficial do Clube. Só serão liberados os profissionais que portarem crachá funcional da empresa de mídia onde trabalha.

O velório seguirá até às 10 horas de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

Segundo a PM, além do policiamento territorial de Santos, a Polícia Militar destinará equipes da Rota e do 3º Batalhão de Choque para reforçarem o patrulhamento na cidade, bem como helicópteros Águia apoiarão as equipes terrestres para a preservação da Ordem Pública.

As escoltas fúnebres serão realizadas por batedores do 2º Batalhão de Choque em São Paulo e em Santos, e por agentes do Policiamento Rodoviário quando passarem pela Rodovia dos Imigrantes.

Equipes do Policiamento de Trânsito farão as intervenções no trajeto para melhor fluidez e menor impacto para os motoristas. O Corpo de Bombeiros providenciará o veículo apropriado para o transporte do Rei Pelé, caso as condições meteorológicas permitam, e também equipe de bombeiros do “Resgate” para acompanhamento do cortejo.

Homenagens em Santos

A Prefeitura de Santos preparou uma série de homenagens a Pelé. Quatro pontos da cidade receberam arranjos de flores em honra a Pelé: o monumento da camisa 10, localizado na entrada da Cidade, ao lado do Viaduto Paulo Gomes Barbosa; o Museu Pelé, no Centro Histórico, e a praça onde fica a estátua de Pelé, no cruzamento entre as avenidas Almirante Cóchrane e Epitácio Pessoa. No Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, um arranjo que forma a grafia do nome Pelé.

Pelos próximos sete dias, o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada da Cidade, permanecerá iluminado com as cores verde e amarelo em referência à história do Rei com a camisa da seleção brasileira.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais