O rei Charles III e a rainha consorte Camila serão coroados neste sábado (6) e a família real preparou uma cerimônia especial desde o Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, em Londres. A transmissão poderá ser acompanhada no BandNews TV, no site da Band e no canal do Band Jornalismo no YouTube.
Assista à transmissão da BandNews no vídeo acima
A procissão do rei será acompanhada pela Cavalaria a partir do Palácio de Buckingham e deve passar por vias importantes da capital britânica até chegar na Abadia de Westminster, onde o chamado “serviço de coroação” começará às 11h pelo horário local.
Segundo a família real, a procissão contará com as Forças Armadas do Reino Unido, guarda-costas do rei e os Watermen Reais. O percurso dos monarcas será realizado na carruagem Gold State Coach, vista pela última vez no jubileu de platina da rainha Elizabeth II, em junho de 2022.
A carruagem foi encomendada em 1960 e usada pela primeira vez pelo rei George III para viajar para a abertura do Parlamento em 1762 e foi usada em todas as coroações desde a de Guilherme IV em 1831.
Ao retornar ao Palácio de Buckingham após a coroação, o rei e a rainha receberão uma saudação das Forças Armadas do Reino Unido e será seguida de três vivas do pessoal de serviço reunido como forma de homenagem.
No momento da procissão, os convidados já estarão na Abadia de Westminster. Além disso, os representantes dos países da Commonwealth entrarão no local carregando bandeiras de seus países.
Um dos membros do cortejo real é o príncipe George, filho de William e Kate, que está em segundo na linha de sucessão ao trono britânico, ele vai participar como pajem.
Após os membros do cortejo colocarem os objetos da regalia no altar da abadia, os monarcas entrarão no local e se posicionarão próximo ao trono. O rei será apresentado pelo arcebispo Cantuária, Justin Welby, as pessoas presentes, que vão saudar Charles com “God Saves The King”.
Na sequência acontecerá a Unção, que ocorre antes da coroação. O arcebispo derrama óleo sagrado a Ampola na colher da coroação e ungirá nas mãos, peito e cabeça de Charles. Segundo a família real, o momento é considerado como um momento entre o monarca e Deus.
Após a Unção, o rei Charles usará vestes históricas da coleção real. Ele vestirá a Supertúnica, confeccionada em 1911, e o Manto Imperial, que foi feito em 181. A partir disso, o arcebispo apresentará alguns itens da família real que fazem parte da regalia.
Em seguida, o rei Charles III receberá a coroa do arcebispo e os sinos da Abadia de Westminster tocarão por alguns minutos, além de uma saudação de tiros e receberá uma homenagem de William, o primeiro na linha de sucessão.
A rainha consorte Camila será coroada na sequência e após a cerimônia seguirão para a parte de fora da abadia, ao som do hino nacional britânico, em uma procissão rumo ao Palácio de Buckingham, onde farão mais uma aparição na varanda do local.
Os eventos de coroação continuam por mais dois dias. No domingo (7), diversos artistas internacionais farão show no período da noite, entre eles estão Katy Perry e Andrea Bocelli. Na segunda-feira (8), será feriado nacional, onde a família real incentiva que os britânicos pratiquem boas ações, como caridade.