Coreia do Sul anuncia reforma de pistas em aeroportos após acidente aéreo que matou 179 pessoas

Ministério dos Transportes planeja alterar estruturas que não atendem aos padrões de segurança

Da redação

Avião saiu da pista e explodiu em aeroporto da Coreia do Sul
REUTERS/Kim Hong-Ji

A Coreia do Sul anunciou que pretende reformar pistas em aeroportos do país após o acidente aéreo envolvendo um Boeing 737-800 que matou 179 pessoas no fim de 2024. Segundo o Ministério dos Transportes do país, o objetivo é alterar estruturas próximas às pistas de pouso. 

O país planeja melhorar as estruturas que abrigam antenas que orientam pousos nos aeroportos. Pelo menos sete aeroportos, incluindo o de Muan, apresentam aterros ou fundações de concreto, ou aço que precisam ser trocados. 

O acidente com o avião da Jeju Air aterrissou sem que o trem de pouso estivesse ativado, se chocou com um muro e explodiu. A aeronave transportava 181 pessoas, sendo 175 passageiros e seis tripulantes. A maioria era sul-coreana e apenas dois tailandeses estavam no voo. As identidades ainda não foram divulgadas. Duas pessoas foram retiradas com vida do avião.

A imprensa local também afirma que o piloto do Boeing 737-800 fazia a segunda tentativa de pouso, já que na primeira precisou arremeter. A aeronave derrapou no chão sem o trem de pouso estar acionado, colidindo em um muro antes de explodir. 

O voo havia partido de Bangkok, na Tailândia e tinha como destino Muan, no sudeste da Coreia do Sul. A cidade de Muan fica a 288km de Seul, capital da Coreia do Sul. 

No acidente de Muan, agentes acreditam que todos os três trens de pouso não funcionaram corretamente. Além disso, há a suspeita de colisão com pássaros antes do desastre. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.