Cor da caneta, uso de máscara e comida: saiba o que é permitido no Enem

Alguns itens são obrigatórios no Enem, como a apresentação de documento com foto na versão física ou digital

Por Karina Crisanto

Cor da caneta, uso de máscara e comida: saiba o que é permitido no Enem
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nos próximos dois domingos (13 e 20 de novembro), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 serão aplicadas em todo o território brasileiro. Para muitos candidatos, essa vai ser a primeira vez que realizarão a prova, mas o que pode e o que não pode levar nos dias de aplicação dos exames? A Band te conta. 

É obrigatório a apresentação de documento com foto ao fiscal no local da prova, pode ser a versão física ou a digital. Em caso da versão online, capturas de tela dos documentos não serão aceitas. 

Os documentos físicos ou digitais permitidos são: 

  • RG
  • Carteira de trabalho 
  • Passaporte 
  • e-Título, 
  • CNH digital 
  • RG digital
  • Caneta 
  1. * A única cor de caneta que é autorizada pela organização do Enem para levar nos dias das provas é a esferográfica transparente da cor preta.

Como as provas são longas, é recomendado que o participante leve algum alimento leve, como lanche natural e barra de cereal, e água ou outra bebida para manter a hidratação durante a prova, desde que não seja alcoólico. 

Não é permitido 

Durante a realização do exame, os candidatos não podem estar portando canetas de material não transparente, artigos, relógio ou qualquer dispositivo eletrônico como celular, que, caso leve para o local de prova, deve ser desligado e colocado dentro de um envelope com lacre que será disponibilizado pelo fiscal do local do exame. Em caso de descumprimento das regras, o participante poderá ser eliminado. 

Máscara e Covid-19 

A máscara de proteção facial, recomendada para prevenção da covid-19, é obrigatória, menos nas regiões onde o uso do item em local fechado esteja liberado por decreto das autoridades 

Porém, o participante que foi diagnosticado com covid-19 ou gripe, não devem realizar as provas. Segundo o Inep, a orientação é fazer login na Página do Participante e fazer o envio em até cinco dias úteis do atestado médico com a classificação internacional de doenças (CID), para identificar o que causou a falta no dia de aplicação da prova. Os casos serão analisados pelo órgão, que em caso de aprovação, o estudante realizará o exame em 10 e 11 de janeiro de 2023. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.