O compromisso de mais de 100 países com o fim do desmatamento ilegal até 2030 foi o destaque do segundo dia da COP26, a Conferência do Clima da ONU, realizada em Glasgow, na Escócia.
As nações que fecharam o acordo têm em seu território 85% das florestas de todo o mundo. Dentre elas está o Brasil, onde fica a Amazônia, maior floresta tropical do planeta.
Congo e Canadá são outros países que assinam o documento e possuem vasto território florestal.
Em discurso no evento, Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, comemorou o avanço e reforçou o tom de urgência que tem marcado o evento da Organização das Nações Unidas.
Mais detalhes da COP26 com Sonia Blota:
De acordo com as autoridades, o acordo climático de Paris em 2015 foi uma promessa, e a COP26 agora tem que ser a entrega de ações para conter o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Outro destaque do evento foi a promessa do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, de neutralizar as emissões de gases poluentes até 2070.
Além disso, a Índia, terceiro maior poluidor do mundo (atrás de China e Estados Unidos), comprometeu-se a utilizar 50% de energia renovável até 2050.