ONU deve votar texto do Brasil sobre conflito entre Israel e Hamas nesta terça

Proposta do Brasil condena os ataques terroristas do Hamas, pede cessar-fogo humanitário e revogação da ordem israelense para que civis e funcionários da ONU se desloquem para a região sul de Gaza

Da Redação

ONU deve votar texto do Brasil sobre conflito entre Israel e Hamas nesta terça
Conselho de Segurança da ONU reunido em 16 de outubro, em Nova York
REUTERS/Andrew Kelly

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve votar, nesta terça-feira (17), em Nova York, nos Estados Unidos, a proposta de resolução do Brasil sobre o conflito entre Israel e o Hamas.

Na noite desta segunda-feira (16), o bloco rejeitou o texto russa sobre a guerra, que apresentava a proposta de um cessar-fogo imediato, a abertura de corredores humanitários e a liberação de reféns com segurança, mas não condenava diretamente o Hamas pelos atos de violência cometidos.

A proposta da Rússia teve cinco votos favoráveis, quatro contrários e seis abstenções. Para aprovar uma resolução na ONU, é preciso o apoio de 9 dos 15 membros e nenhum dos membros permanentes (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) pode vetar o texto.

O texto elaborado pelo Brasil condena “os ataques terroristas do Hamas”; pede a libertação imediata de todos os reféns; pede que as partes cumpram as obrigações sob o direito internacional; sem citar Israel, a proposta pede a rescisão da ordem para que civis e funcionários da ONU na Faixa de Gaza se desloquem do Norte para o Sul da região; além do cessar-fogo humanitário para permitir acesso à ajuda. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais