O governo federal reinstala, em cerimônia nesta quinta-feira (4), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), também conhecido como “Conselhão”. O órgão terá a finalidade de assessorar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto à tomada de decisões.
A lista dos que compõem o Conselhão tem 242 indicados. Os influenciadores digitais Felipe Neto e Nath Finanças, a culinarista Bela Gil, a empresária Luiza Trajano, a médica Ludhmila Hajjar, o ativista Preto Zezé e o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, estão entre os indicados.
A assinatura do decreto que reinstalou o Conselhão ocorreu no final de março. O órgão ajudará na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.
Presidido por Lula, o Conselhão também terá a participação de outros membros do governo, como a do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT).
De acordo com decreto, o Conselhão poderá instituir comissões temáticas e grupos de trabalho destinados ao estudo e à elaboração de propostas sobre pautas específicas. A participação nas atividades do órgão será considerada prestação de serviço público relevante e não é remunerada.