Confira íntegra da minuta golpista apresentada por Bolsonaro a Freire Gomes

Ex-comandante do Exército afirmou que documento foi apresentado em reunião em dezembro de 2022

Da redação

General Freire Gomes apresentou minuta golpista em depoimento à PF
Alan Santos/PR

O ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes confirmou à Polícia Federal que foi apresentado a uma cópia da minuta golpista apreendida na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O documento teria sido apresentado pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro

A minuta, segundo Anderson Golmes, daria respaldo jurídico para reverter o resultado da eleição presidencial daquele ano, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No depoimento, ele cita que a minuta foi apresentada em uma reunião com Bolsonaro e chefes das Forças Armadas em dezembro de 2022. 

O único que teria se posicionado a favor da minuta teria sido o comandante da Marinha, Almir Garnier, que se colocou à disposição de Bolsonaro, segundo o depoimento de Freire Gomes. 

Freire Gomes informou no depoimento que Anderson Torres oferecia uma espécie de assistência jurídica para que a minuta fosse viabilizada. O documento com teor golpista entregue pelo ex-comandante do Exército em depoimento à Polícia Federal foram liberados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, nesta sexta-feira (15)

Confira abaixo a íntegra da minuta, apresentada em depoimento para a Polícia Federal:

Moraes torna público depoimentos sobre possível tentativa de golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tornou público, nesta sexta-feira (15), depoimentos dados para a Polícia Federal na investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado

Alexandre de Moraes informou no despacho que a decisão foi tomada "diante de inúmeras publicações jornalísticas com informações incompletas sobre os depoimentos prestados à autoridade policial".

Os depoimentos eram mantidos sob sigilo até esta sexta-feira, porém trechos já haviam sido divulgados pela imprensa. Por exemplo, a Band revelou que Freire Gomes disse à Polícia Federal que ameaçou prender Bolsonaro caso o ex-presidente insistisse na tentativa de golpe de Estado. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.