O Condado de Clay, localizado no estado de Indiana, já deu mais de 77% dos votos para Donald Trump, eleito novo presidente dos Estados Unidos numa disputa contra a democrata Kamala Harris. Curiosamente, a sede da região é a cidade chamada de Brazil, cuja população tem pouco mais de 8 mil habitantes.
No condado, Kamala obteve apenas 20% dos votos, conforme mostra a apuração de 88% dos distritos eleitorais até meados de meio-dia, no horário de Brasília. Em Indiana, Trump levou todos os 11 delegados ao conquistar mais de 58% do eleitorado.
A pequena cidade de Brazil fica no oeste de Indiana. O nome foi dado por William Stewart, 1938, quando construiu a primeira casa na região que, tempos depois, tornou-se ponto de parada para trens e carroças.
Na época, Stewart achava o nome “Brazil” curto e fácil de lembrar, após lê-lo em jornais da época. Segundo consta no site da prefeitura da cidade, os periódicos noticiavam uma revolução que ocorriam no Brasil, o país da América do Sul.
Com a eleição, Trump se torna o primeiro republicano que volta ao poder após perder uma reeleição. Antes, o único a atingir a marca foi o democrata Grover Cleveland, ao se tornar o 24º presidente dos Estados Unidos (1893-1897).