Mesmo descumprindo contratos, concessionárias de estradas federais mantém altas tarifas de pedágio e continuam no lucro, segundo o Tribunal de Contas da União (TCU). Uma auditoria em 22 acordos do Programa de Concessões concluiu que as empresas levam vantagem pela falta de punições severas. As informações são da Maira Di Giaimo, da Rádio Bandeirantes.
Um exemplo é a concessionária ViaBahia, que deixou de realizar obras orçadas em R$ 1,3 bilhão. Enquanto as multas custaram R$ 3 milhões, os ganhos passaram de R$ 100 milhões, ou seja, 37 vezes mais.
O pior é que recursos administrativos e judiciais são usados para evitar o pagamento das autuações, que muitas vezes acaba nem acontecendo.
A partir das análises, o Tribunal de Contas da União recomendou que a ANTT exija o cumprimento dos contratos, aplicando punições mais severas.
Procurada pela Rádio Bandeirantes, a agência se manifestou apenas por nota, em que destaca que está analisando os pontos levantados pelo TCU.
A Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias também enviou nota à redação e disse que as concessionárias têm agido dentro da lei e que as medidas recomendadas pelo TCU podem afastar investidores.