Magnitude de terremoto na Turquia: entenda como se mede e o que é escala Richter

Saiba como são medidos os tremores de terra e o que significa a pontuação na escala sismográfica mais conhecida

Da redação

Pessoas procuram sobreviventes sob os escombros após terremoto na Turquia
Reuters/Sertac Kayar

Um terremoto atingiu a Turquia e a Síria na madrugada desta segunda-feira, 6, ainda na noite de domingo, 5, no Brasil. O sismo registrou magnitude de 7,8 na escala Richter. Entenda agora o que significa esse número e como é a medida a intensidade de um tremor de terra.

Qual foi a magnitude do terremoto na Turquia?

O terremoto principal que atingiu Turquia, Síria e países próximos atingiu 7,8 na escala Richter. Centenas de prédios desabaram. Abalos sísmicos menores ocorreram em sequência, causando novos desabamentos e prejudicando as buscas por sobreviventes. O número de mortos já passa de 5 mil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número possa chegar a 20 mil.

Qual foi o local do terremoto na Turquia?

O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantepe e Kahramanmaras, localizadas no Centro-Sul do país, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros. Aserviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.

https://www.usgs.gov/programs/earthquake-hazards/science/20-largest-earthquakes-world

Como é medida a magnitude de um terremoto?

A escala Richter é a maneira mais conhecida de determinar a intensidade de um tremor de terra. Ela foi desenvolvida pelos cientistas Charles Richter e Beno Gutemberg em 1935, no Instituto de Tecnologia da Califórnia, a partir do estudo de cerca de 200 terremotos ao ano.  

O método mede a magnitude local usando a altura da maior onda sísmica de um tremor. As ondas dos tremores são captadas através dos sismógrafos, um aparelho que detecta os movimentos do solo.

Hoje a escala usada para medir a magnitude dos terremotos não é exatamente a criada em 1935, mas sim métodos mais precisos desenvolvidos a partir da Richter. De acordo com o Serviço Geólogico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), conforme mais estações sismográficas foram instaladas pelo mundo, notou-se que a medição criada na Califórnia só valia para certas intensidades e distâncias.

Assim, além da magnitude local, que a Richter mede, foram criadas escalas que medem a magnitude de onda de corpo e a magnitude de superfície. Essas novas fórmulas são válidas para frequências e tipos de sinal sísmico particulares.

Mais recentemente, foi criado o método de magnitude de momento, que é uma medição mais uniforme, válida para mais casos. Especificamente para terremotos muito grandes, a magnitude de momento dá a estimativa mais confiável do tamanho do sismo.

Qual é a maior magnitude de um terremoto?

Teoricamente, o limite não existe na escala. Mas o terremoto de maior magnitude já registrado atingiu 9,5 e ocorreu no Chile, em 22 de maio de 1960, segundo informações do USGS. Mais de 1,5 mil pessoas morreram e cerca de 2 milhões perderam suas casas.

O que é magnitude?

Magnitude mede o tamanho do terremoto. Ela está relacionada com a energia liberada no foco do tremor e com a altura das ondas registradas no sismógrafo.

O que significa a magnitude de um terremoto?

Todas as novas maneiras de medir a magnitude de uma tremor usam a escala Richter como base. Nesta, a pontuação vai de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais intensas.

Um terremoto de até 3,5 graus só consegue ser captado por sismógrafos. Entre 3,5 e 5,4, pode ser sentido, mas raramente gera danos. Entre 5,5 e 6,0, causa pequenos danos a prédios bem construídos, mas pode danificar seriamente casas mal construídas em regiões próximas da onde ocorre.

Entre 6,1 a 6,9, pode ser destrutivos em áreas em até 100 km do epicentro - que é o ponto da superfície da Terra onde o tremor é sentido primeiro. Entre 7 e 7,9, é considerado um grande terremoto, que pode causar danos numa grande área. Acima de 8, é considerado um terremoto enorme, que pode causar muitos danos, mesmo em locais a centenas de quilômetros.

Como acontece um terremoto?

Terremoto ou abalo sísmico é o movimento brusco e repentino que acontece quando dois blocos de terra deslizam em direção um ao outro, abaixo da superfície do planeta. A região abaixo da terra onde o tremor começa é chamada de hipocentro. O local acima da terra diretamente acima do hipocentro é chamado de epicentro.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.