Uma receita prática e suculenta: essa é a shakshouka, também conhecida como ovos no purgatório. Trata-se de um cozido de ovos poché no molho de tomate muito condimentado. Deu água na boca, não é mesmo?
O chef Rodrigo Oliveira, novo jurado do MasterChef Brasil, ensina versão abrasileirada dessa delícia, que já integrou o cardápio de seu restaurante, o Mocotó, em São Paulo (SP), e ganhou o nome de “mokshouka”. Assista ao vídeo acima!
No Papo com Sabor, você conhece o “segredo” por trás da “mokshouka”. “Você pode achar que a gente está ‘apelando’, e estamos mesmo, mas vamos finalizar a ‘mokshouka’ com os famosos torresmos do Mocotó”, explica Oliveira. Uau!
Além da finalização com torresmos, o molho de tomate muito temperado é a atração principal do prato: o chef sugere um mix de especiarias para turbinar a shakshouka. Veja o passo a passo abaixo:
“Mokshouka”, a shakshouka do restaurante Mocotó
Ingredientes
- Azeite
- Cebola
- Alho
- Pimentão vermelho
- Páprica
- Colorau
- Semente de coentro
- Cominho
- Tomate picado
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Ovos
Modo de preparo
Numa panela bem quente com azeite, refogue a cebola, o alho e o pimentão vermelho. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada. Enquanto isso, misture as especiarias em pó. Coloque o tomate picado no refogado, o mix de especiarias e volte a cozinhar. Quebre os ovos no molho de tomate, tempere-os com flor de sal e tampe a panela. Cozinhe por, no máximo, dois minutos para cozinhar a clara e garantir a gema cremosa.