Como é que havia fotógrafos quando o Hamas atacou Israel?

Por Moises Rabinovici

Hamas atacou Israel em 7 de outubro
Reprodução/REUTERS

Como é que havia fotógrafos quando o Hamas rompeu a fronteira com Israel, no sábado (7), num ataque que surpreendeu os serviços secretos israelenses? Como souberam? A pergunta foi feita para a Reuters, Associated Press, o NY Times e a CNN. 

O gabinete do primeiro-ministro israelense disse que "leva muito a sério o fenômeno dos jornalistas que trabalham com a mídia internacional e que se juntaram [aos agressores] para cobrir os massacres brutais dos terroristas do Hamas no sábado, nas comunidades ao redor de Gaza". 

A CNN respondeu que cortou relações com um dos fotógrafos citados no relatório do grupo Honest Reporting. A AP e Reuters negaram conhecimento prévio do ataque.  

"É possível supor que os 'jornalistas' simplesmente apareceram de manhã cedo na fronteira sem coordenação prévia com os terroristas? Ou eles faziam parte do plano?"  Os fotógrafos podem ser acusados de cumplicidade no massacre?

Dia do destino alemão (Schicksalstag)

  • Em 9/11/1989 caiu o Muro de Berlim.
  • Em 9/11/1938, a Noite dos Cristais,  Kristallnacht, marcou o início do Holocausto, com a morte de 90 judeus e destruição de suas sinagogas, lojas e casas.
  • O 9/11/1923 marcou a tentativa de golpe de estado, a estreia pública do Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores.
  • Em 9/11/1918, o imperador Guilherme II foi destronado e proclamada a República de Weimar, a primeira da Alemanha.
  • Em 9/11/1848: executado o líder liberal Robert Blum, símbolo do fracasso da revolução de 1948.
  • 9/11/2023: ?

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.