A Polícia Civil prendeu dois responsáveis pela produção de K9, droga sintética que causa "efeito zumbi", nesta terça-feira (9), em laboratório no Guarujá, litoral de São Paulo. Saiba no vídeo como a supermaconha era feita.
Um dos presos é Rodrigo Mocelin de Oliveira, conhecido como Bud Lion. De acordo com a investigação, ele morou por cerca de 20 anos nos Estados Unidos, onde aprendeu a técnica de produção da K9 que importou para o Brasil.
Ele morou na Califórnia durante vinte anos conseguiu aprender como desenvolver isso indoor (em ambiente fechado). Eram três cômodos que ele utilizava para a produção dessa maconha, apontou o delegado Leonardo Rivau, responsável pela investigação.
Diversos produtos químicos também foram apreendidos, como pesticidas, ácido sulfúrico, anestésicos, anabolizantes usados em cavalos e até gasolina.
De acordo com informações da Polícia Civil, os traficantes faziam o controle da drogas em anotações no papel, usavam óculos e luvas para se proteger das substâncias usadas na produção e testavam a droga em recipiente de vidro. No laboratório, também era produzindo skank, um tipo de maconha natural mais potente.
Bud Lion é apontado como chefe do esquema que levava K9 e skank até a Cracolândia, no centro da capital paulista. O transporte era feito de carro, geralmente à noite.
Como é feita a K9?
Apesar de se chamada de maconha sintética, a droga - que também é conhecida como spice, K4 e K2 - não leva nada da erva natural. Na sexta-feira (5), a Polícia Civil apreendeu em Carapicuíba, na Grande São Paulo, uma receita que detalhava os ingredientes e modo de produção.
Entre dezenas de componentes, estavam descritos:
- Ácido sulfúrico, que causa queimaduras em contato com a pele e mucosa;
- Anestesia para cavalo;
- Anabolizante de cavalo
- Massa plástica de funilaria.
A mistura resulta num líquido que, normalmente, é borrifado em algum tipo de tabaco para ser usada como cigarro.
O que a K9 provoca nos usuários?
De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Droga dos Estados Unidos, os efeitos dos canabinoides sintéticos, grupo do qual a K9 faz parte, são:
- Relaxamento
- Percepção alterada dos objetos e condição à volta
- Sintomas de psicose - pensamento desordenado, sem vínculo com a realidade
- Ansiedade extrema
- Confusão
- Paranoia - desconfiança extrema em relação aos outros
- Alucinações - sensações e imagens que não são reais.
O “efeito zumbi” vem da confusão mental e da percepção alterada, que faz com que os usuários não percebam estímulos externos. Veja mais sobre o que os canabinoides sintéticos provocam nos usuários.