O Comitê Científico de São Paulo, nesta terça-feira (31), recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados. Segundo nota enviada pela Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do estado, não há caráter obrigatório na decisão.
A decisão foi tomada em reunião do comitê com a participação do secretário David Uip, à frente da pasta de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Atualmente, a máscara só é obrigatória em ambientes hospitalares e transporte público.
“A Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde através do Comitê Científico do Estado de São Paulo recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”, diz a nota do governo de São Paulo.
Em São Paulo, o uso de máscaras em locais fechados deixou de ser obrigatório no dia 17 de março, quando o então governador João Doria anunciou, em entrevista ao Brasil Urgente, que assinaria um decreto sobre o tema. Na ocasião, havia o argumento de que o número de casos, internações e mortes por covid-19 estavam baixos no estado.
O boletim epidemiológico de 1º de maio mostra que foram registrados 2.724 casos de covid-19, enquanto os dados de hoje apontam 8.421 novas infecções. Ao todo, São Paulo teve 169.284 óbitos e mais de 5,5 milhões de contaminados.