Comissão parlamentar turca aprova entrada da Suécia na Otan

Pedido de adesão será levado ao parlamento da Turquia

Da redação com BandNews TV

A Suécia recebeu a primeira aprovação para entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. A Comissão de Relações Exteriores da Turquia aprovou a candidatura do país. O pedido de adesão será levado ao parlamento da Turquia, onde a aliança do presidente, Recep Tayyip Erdogan, detém a maioria dos assentos.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, saudou a decisão da comissão. Segundo ele, o movimento é um importante passo rumo ao fim de um impasse que já dura 19 meses.

Historicamente neutra, a Suécia passou a avaliar a possibilidade de se tornar membro da organização em maio de 2022, poucos meses após a invasão russa à Ucrânia, em fevereiro. O processo de adesão foi iniciado ainda no ano passado, junto da Finlândia, que teve o processo foi concluído em abril. A adesão requer aprovação de todos os integrantes da aliança.

Parte da hesitação da Turquia vem da percepção de que os suecos não agiam suficientemente para conter grupos considerados terroristas pelos turcos. Se ratificado, o ingresso da Suécia na aliança completará a transformação do Mar Báltico em uma via navegável dominada pela Otan.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais