O senador do partido Democrata, Raphael Warnock, derrotou o republicano Herschel Walker, apoiador de Donald Trump, e foi reeleito em segundo turno pelo estado da Geórgia, nos Estados Unidos. Com a vitória, os aliados de Joe Biden conquistam 51 cadeiras e formam maioria no Senado.
Com o resultado das eleições de meio de mandato, para Biden ter a maioria no Senado será essencial, já que perdeu o controle da Câmara dos Representantes para o partido Republicanos.
Algumas propostas prioritárias de Joe Biden correm o risco de serem barradas pelos deputados republicanos, como a legalização da maconha, o aumento do salário mínimo e o direito ao aborto.
Já o controle do Senado, vai permitir ao atual presidente uma aprovação mais rápida de nomeados para tribunais e funções administrativas, por exemplo.
“Esta noite, os eleitores da Geórgia defenderam nossa democracia, rejeitaram o Ultra MAGAismo (extremistas apoiadores de Trump) e, o mais importante: enviaram um bom homem de volta ao Senado. Aqui estão mais seis anos”, disse Joe Biden em publicação no Twitter, ao parabenizar o senador reeleito Raphael Warnock.