O Imposto de Renda é um tributo federal em que parte da população contribui de acordo com o rendimento. O valor arrecadado é destinado à diversas áreas que promovem melhorias para a qualidade de vida dos cidadãos, como: saúde, educação, segurança, infraestrutura, cultura, defesa do meio ambiente, programas de geração de emprego e inclusão social, além de incentivos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia. Em 2024, a previsão da Receita Federal é que sejam entregues 43 milhões de declarações de Imposto de Renda, referente ao ano-base 2023. Este número já considera as atualizações implementadas, entre elas o teto de obrigatoriedade para entrega. A isenção para rendimentos tributáveis subiu de R$ 28.559,70 para R$ 30.639,90. Para facilitar o cumprimento desta obrigação anual, iremos esclarecer as principais dúvidas e mostrar uma alternativa que possibilita que a declaração seja realizada em poucos minutos.
Qual o prazo para a entrega do Imposto de Renda 2024?
O prazo para declarar o Imposto de Renda começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
Quais ganhos podem ser considerados rendimentos tributáveis e devem ser informados na declaração?
Abaixo estão alguns ganhos obrigatórios que devem ser incluídos na declaração do Imposto de Renda para garantir a correta prestação de contas:
- Salários, pró-labores, comissões e honorários. Valores recebidos de empregadores, empresas e prestadores de serviço;
- Aluguéis de imóveis, pensões alimentícias, aposentadoria e lucros obtidos em atividades empresariais;
- Rendimentos decorrentes de aplicações financeiras. Renda fixa, renda variável, poupança e previdência privada;
- Valores recebidos de pensão, prêmios de loteria, herança e doações.
Como evitar cair na malha fina?
É comum a dificuldade e incertezas na entrega da declaração para a Receita Federal. O grande volume de informações presentes em documentos, informes e extratos podem ocasionar algum erro ou divergência durante o preenchimento. Somente em 2023, mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina. Para evitar dores de cabeça, uma alternativa é o Velotax, o maior aplicativo de Imposto de Renda. Ele conta com tecnologia de última geração que revisa detalhadamente os dados e protege contra a malha fina. Além disso, permite que acompanhe a entrega e notifica caso seja apontada alguma pendência.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda e antecipar a sua restituição com o Velotax?
A plataforma do Velotax tem integração com a declaração pré-preenchida, o que funciona muito bem para a maioria dos brasileiros porque possibilita que grande parte das informações sejam preenchidas automaticamente e com mais segurança. Nos demais campos, o contribuinte pode completar os dados por meio de perguntas simples e de fácil entendimento.
O valor disponível para o saque-restituição é apurado logo na primeira tela. O aplicativo oferece a opção de antecipar essa quantia e receber de imediato o dinheiro na conta bancária escolhida. Uma saída para quem não quer esperar meses pelo prazo do governo.
Além disso, o público investidor em renda variável conta com integrações com a bolsa de valores, bancos e corretoras de investimento, e exchanges de criptomoedas, como por exemplo XP, Warren, Mynt, entre outras.
Simplifique a entrega do Imposto de Renda e aproveite essa oportunidade limitada. O aplicativo Velotax está disponível nas lojas do seu smartphone. Saiba mais informações no site https://www.velotax.com.br/