Com recuo da água, Porto Alegre enfrenta lixo na rua, ratos e insetos

Mais de 300 toneladas de entulho já foram retiradas

Da redação

A água está em tendência de baixa na capital Porto Alegre, que viveu semanas de enchentes. O nível do Guaíba caiu e está abaixo de 5 metros, marca inferior às registradas há alguns dias, porém ainda acima da cota de inundação (3 metros).

Os moradores precisam agora lidar com o cenário de acúmulo de lixo e entulho e mau cheiro nas ruas. Outra preocupação é a transmissão de doenças por ratos e insetos. 

A limpeza pós-enchente das partes secas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus completou dois dias de trabalho nesta quinta-feira, 16, com a retirada de 119 toneladas de lodo, móveis estragados e entulhos diversos.

Os serviços são realizados por 70 garis das seções Centro e Leste do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e devem se estender por mais dias, conforme as águas baixarem.

Ruas como João Alfredo, Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, José de Alencar, Beck, Barão do Triunfo, Uruguaiana, Botafogo, Marcílio Dias e Itororó, além das avenidas Ganzo e Bastian, entre outras, já receberam limpezas totais ou parciais conforme baixa o nível de água acumulado.

A gestão local informou que depósito para lixo domiciliar está na capacidade máxima, com 6 mil toneladas. Com isso, o lixo passou a ser levado para um aterro sanitário alternativo, localizado a 140 quilômetros da capital gaúcha. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.