Com índices estáveis, Lula venceria Bolsonaro no 2º turno, diz pesquisa Poderdata

Petista tem 52%, contra 32% do presidente; levantamento é primeiro feito com Datena como candidato

Da Redação

Pesquisa Poderdata, divulgada nesta quarta-feira (4), mostra estabilidade na vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno para as eleições presidenciais de 2022. O petista surge à frente com 52%, queda de um ponto percentual para além da margem, em relação ao último levantamento, em julho, enquanto o atual presidente se manteve com 32% - brancos e nulos somam 12%, enquanto 4% não responderam.

O levantamento também fez a simulação de segundo turno entre vários possíveis candidatos, inclusive com o apresentador José Luiz Datena, que revelou sua candidatura à presidência nesta semana. Nesses cenários, Bolsonaro empataria com Datena, enquanto seria derrotado por João Doria, governador de São Paulo, e Lula. Veja abaixo:

Lula (PT) 52% x 32% Bolsonaro (sem partido)
Doria (PSDB) 42% x 32% Bolsonaro (sem partido)
Bolsonaro (sem partido) 34% x 34% Datena (PSL)
Lula (PT) x 49% x 20% Doria (PSDB)
Lula (PT) 51% x 25% Datena (PSL)

A pesquisa foi realizada no período de 2 a 4 de agosto de 2021 pelo Poderdata, a divisão de estudos estatísticos do site Poder360. Foram feitas 2.500 entrevistas em 491 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Primeiro turno com Datena incluso

Em meio aos possíveis candidatos em um primeiro turno, Lula e Bolsonaro seguem polarizando a disputa, mas caíram para além da margem de erro em relação ao último levantamento, feito em julho: 39% a 25% a favor do petista (era de 43% contra 29%). 

Incluso pela primeira vez desde o início das pesquisas, Datena aparece tecnicamente empatado pelo terceiro lugar com Ciro Gomes, Doria e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Veja abaixo:

Lula (PT) – 39%
Bolsonaro (sem partido) – 25%
Ciro Gomes (PDT) – 8%
José Luiz Datena (PSL) – 7%
João Doria (PSL) – 6%
Luiz Henrique Mandetta (DEM) – 4%
Brancos/nulos - 6%
Não sabem - 5%

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.