Com homenagens em Londres, morte da Rainha Elizabeth II completa 1 ano

Rainha Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro, aos 96 anos, no Palácio de Balmoral, na Escócia

Por Karina CrisantoAndrey Mattos

Com homenagens em Londres, morte da Rainha Elizabeth II completa 1 ano
Rainha Elizabeth II ficou 70 anos no poder
Divulgação/The Royal Family

A morte de Elizabeth II foi anunciada no dia 8 de setembro de 2022 pelo Palácio de Buckingham. Na época, a imprensa britânica já alertava sobre possíveis problemas de saúde da monarca.

Nesta sexta-feira (08) em Londres, houve o toque dos sinos na Abadia de Westminster e salvas de 21 tiros nos parques reais da cidade. O Príncipe William e a princesa Kate estiveram à frente das homenagens em Londres. O herdeiro leu uma mensagem sobre o legado de Elizabeth.

A comoção no Reino Unido foi grande. Segundo o governo da Escócia, que publicou a certidão de óbito da rainha Elizabeth II, a monarca do Reino Unido morreu devido à idade avançada, 96 anos. 

O funeral da rainha Elizabeth II foi a maior audiência de uma transmissão de TV já feita no Reino Unido. Os cinco continentes de olho na mesma transmissão. Uma audiência de 4 bilhões de telespectadores. 

A transmissão que superou o funeral da princesa Diana em 1997 que teve um público de 2,5 bilhões de pessoas.

Ascensão de Elizabeth ao poder

A então princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.

A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.

Charles é coroado e luta para manter a monarquia relevante

Após o luto da morte da mãe, o rei Charles III e a rainha consorte Camila foram coroados no dia 6 de maio deste ano e a família real preparou uma cerimônia especial desde o Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, em Londres. Charles, que sempre foi impopular entre os ingleses, luta para manter a monarquia relevante. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais