Mitre: o tom do presidente da Câmara sobre a relação com o governo

Fernando Mitre

As declarações do presidente da Câmara Arthur Lira, no final da tarde, expressaram um tom de gravidade dramático nas conflituosas relações com o governo.

Lira chegou a sugerir descrença total na aprovação da MP da nova estrutura do governo. O planalto, na sua avaliação, já se mantinha confiante em uma vitória. 

Mas independentemente desse resultado positivo para o governo, as dificuldades nas relações do planalto com congresso são enormes e atingirão em cheio as novas matérias de interesse do governo, se continuar configurada como está essa clara crise de confiança entre Legislativo e Executivo. E pode ficar mais difícil depois dessa aprovação 

Na Câmara, as reclamações contra o governo só crescem e com o centrão cobrando promessas e mais espaço. Muita coisa travada. Lula não tem atuado com a presença necessária e é muito por isso.

Lira cobra o presidente diretamente. Agora a notícia é de que ele entra no corpo a corpo. Vamos ver se dessa vez vai e isso resolve né? 

O fato é que essa articulação é vital para qualquer governo. E uma lição que Lula sabia fazer ou sabe fazer ainda, esperamos, com eficiência não está funcionando e crise de confiança entre no Legislativo e Executivo é tudo o que um presidente não deve deixar acontecer.

Tópicos relacionados