Fernando Mitre

Mitre: reforma tributária, uma mudança difícil e necessária

'É um um desafio político que a realidade das empresas e dos contribuintes - enfim, da economia - exige que seja enfrentado', diz Fernando Mitre

Fernando Mitre

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

A reforma essencial para simplificar, desburocratizar, tornar mais justo e eficiente o sistema tributário no país parece ter recebido um sinal de que agora vai se tornar realidade. Eu digo parece porque faz anos - bem antes do governo Fernando Henrique Cardoso - que não se vê um único parlamentar ou mesmo governante que não seja um defensor convicto da reforma tributária, como prioridade. E, no entanto, ela ainda não saiu.. .

Há bons projetos no Congresso. Um deles, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, já bem avançada, é de autoria de Bernard Appy, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cuidar dessa reforma. Temos aqui um Canal Livre primoroso com ele. 

É este o sinal de que a reforma pode sair agora, como já prometeu o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad -  o que não significa que os obstáculos ainda não sejam grandes para a discussão final e aprovação. É um um desafio político que a realidade das empresas e dos contribuintes - enfim, da economia - exige que seja enfrentado. Já passa da hora. 

Tópicos relacionados