A reforma essencial para simplificar, desburocratizar, tornar mais justo e eficiente o sistema tributário no país parece ter recebido um sinal de que agora vai se tornar realidade. Eu digo parece porque faz anos - bem antes do governo Fernando Henrique Cardoso - que não se vê um único parlamentar ou mesmo governante que não seja um defensor convicto da reforma tributária, como prioridade. E, no entanto, ela ainda não saiu.. .
Há bons projetos no Congresso. Um deles, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, já bem avançada, é de autoria de Bernard Appy, escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cuidar dessa reforma. Temos aqui um Canal Livre primoroso com ele.
É este o sinal de que a reforma pode sair agora, como já prometeu o novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad - o que não significa que os obstáculos ainda não sejam grandes para a discussão final e aprovação. É um um desafio político que a realidade das empresas e dos contribuintes - enfim, da economia - exige que seja enfrentado. Já passa da hora.