O balanço, até agora, da tragédia no Rio Grande do Sul, seus resultados e as análises de especialistas que coincidem em quase todas as conclusões, comprovam o que já não era segredo, faz tempo.
As mudanças climáticas, que só pioram, põem em xeque não apenas a confiabilidade da precisão dos modelos de previsão de desastres naturais, como tornam superados até critérios de aprovação das nossas infraestruturas urbanas.
Assim, além de dramatizarem a precariedade do nosso sistema de defesa civil, que é absurdo, renovam a denúncia do escândalo, do descaso e da incapacidade de nossos gestores públicos de atentarem para políticas de prevenção.
Quem viu o Canal Livre desse domingo (12), que vasculhou causas e efeitos da tragédia no Rio Grande do Sul, com a participação de competentes especialistas convidados, deve ter concordado com a mensagem e o sentido do programa.
Já passa da hora de um basta a tantos erros, omissões, negligência e cegueira, abrindo caminho para tragédias como essa. Já deixou, não é de hoje, de ser apenas uma questão de aviso.