Fernando Mitre

Mitre: os próximos passos da reforma tributária na Câmara

Fernando Mitre

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Vamos anotar para ir acompanhando. Depois de mais de 60 anos de vai e vem, o texto final do projeto de reforma tributária será apresentado na Câmara dentro de 10 dias. É o que a liderança do governo garante. E até o dia 10 de julho, o projeto será votado. É o que o governo espera. 

O presidente da Câmara, que adota a matéria como prioridade, já tem previsto a questão resolvida por lá no primeiro semestre. Será? 

O relatório do grupo de trabalho já está entregue. Há muita discussão ainda, mas alguns pontos essenciais estão bem encaminhados, como a fusão de impostos, que simplifica o sistema, ficando com o IVA dual, o imposto sobre valor agregado, sobre bens e serviços, dual, quer dizer com uma tributação federal e uma estadual/municipal - o que facilita a aprovação. 

Podemos, assim, estar, finalmente, superando a fase em que se constatava que todos os parlamentares defendiam a reforma tributária - mas cada um tinha a sua.

Tópicos relacionados