A julgar pelo tamanho das manifestações na Venezuela, comparando as da oposição com as governistas, não é difícil concluir que o regime de Maduro não está bem nas ruas. Pelo contrário: nelas, a oposição ganha fácil.
Ainda mais considerando que o governo apoia, com transporte, comida e vários incentivos, suas manifestações oficiais. Além de sempre pronto para reprimir as outras. Essa é uma evidência - que fortalece, claro, a denúncia da fraude eleitoral, que carimba como golpe mais um mandato do ditador.
Maduro deita e rola no uso de todos os instrumentos do Estado para impor seu poder, inclusive se esbaldando no controle do que seria a Justiça Eleitoral. Mas conta com um apoio muito especial e, até hoje, inabalável: o dos militares, que são fiadores e beneficiados do regime, com grande participação e vantagens na economia do país.
Me lembro de ouvir numa entrevista com o lendário líder uruguaio José Mujica, hoje muito doente: "Enquanto tiver esse apoio dos militares, o regime da Venezuela se mantém."