Mitre: Nova esplanada dos ministérios começa a sair do papel

Fernando Mitre analisa a formação do ministério de Lula e a base no Congresso

Fernando Mitre

O presidente eleito Lula diz que a deputada Gleisi Hoffmann, presidente do PT, não ira para um ministério. Ela terá um trabalho importante no Congresso, o que pode significar que Rui Costa, ex-governador da Bahia, iria para a Casa Civil. Isso se comporia bem com Alexandre Padilha nas Relações Institucionais. Uma dupla competente para operar com Lula na articulação do blocão do governo no Congresso. Coalizão complicada é essa. Uma acomodação difícil para os aliados como ocorre em uma frente ampla.  

Lula diz que já tem 80% dos ministérios na cabeça. Será parecido na estrutura com o deu segundo mandato. E lembrou que o presidente eleito é ele, logo, a orientação do ministério será dele - principalmente na área da economia.

Não foi diferente nos seus dois mandatos. O mesmo se pode dizer da articulação no Congresso. Por mais eficientes que sejam os articuladores do Planalto, como é Alexandre Padilha, nas votações importantes, pode ter certeza, será o presidente mesmo que vai comandar, como Lula sempre fez. Fernando Henrique também, entre outros. Será assim.

Tópicos relacionados