Mitre: Lula está empenhado na articulação com o Congresso

Fernando Mitre analisa a governança do presidente Lula para conquistar apoio na Câmara e Senado

Fernando Mitre

A oferta de cargos do segundo e terceiro escalão aos partidos está na ordem do dia, mas anda longe de facilitar o trabalho do governo de garantir, com segurança, sua maioria parlamentar, seus 308 votos para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara. No Senado, é mais provável. 

Uma ilustração dessas dificuldades continua na relação com MDB, PSD e União Brasil - que têm três ministérios, mas não garantem aliança sólida. O Planalto está se virando - inclusive para pagar promessa de emenda parlamentar feita por Arthur Lira na sua reeleição para presidente da Câmara. 

Lula está se empenhando mais na articulação com o Congresso. Vai ter que se articular mais ainda. A reforma tributária, PEC fundamental para o governo e para o país está chegando… 

É um grande desafio - mas que vem com uma vantagem inicial: vai encontrar uma consciência de que se trata de uma reforma necessária. Essa consciência existe.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.