O último debate entre os candidatos a presidente da Argentina - transmitido ao vivo pela BandNews - teve vencedor. É isso é claro. Ganhou o candidato Sérgio Massa sobre o polêmico e agressivo Milei - a começar pelo fato de que faltou essa agressividade, faltou a ousadia de sempre e ele ficou nas cordas, na defensiva.
A questão é saber se a vitória do bem treinado e preparado Sérgio Massa no debate significa um número de votos que garanta vitória também nas urnas contra o surpreendentemente acuado Milei. Em princípio, uma coisa não garante a outra.
O formato do debate, competente e bem dirigido - bastante parecido, mas sem a flexibilidade de nossos últimos debates aqui na Band - permitiria aos candidatos explorar melhor, inclusive ampliando a pauta, e tirar mais efeitos do momento, principalmente a Milei, o derrotado. Derrotado apenas no debate, pelo menos por enquanto. Vamos ver o impacto entre os argentinos dessa noite de domingo.
O que é possível afirmar - e afirmo - é que Milei tinha, antes do debate, mais possibilidades de ser presidente do que tem, agora, depois do debate.