Fernando Mitre

Mitre: as novas declarações de Lula

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Quando Lula diz que as relações do Brasil com a Venezuela estão deterioradas porque a situação na Venezuela está deteriorada, ele se distancia daquelas primeiras declarações equivocadas, como a de que não havia nada de grave acontecendo no país de Maduro. 

Cercado de críticas crescentes pela complacência com o regime da Venezuela, ele evoluiu agora na sua posição, enquanto procura saídas, como a ideia de nova eleição, sem chances no momento, já que a oposição defende sua vitória e diz que o país já votou. 

Maria Corina não quer saber de outra eleição. Mas com tudo isso, e ainda sem saída, como se vê, e embora longe de denunciar objetivamente as fraudes eleitorais, Lula deu um passo importante no sentido de uma posição crítica mais significativa diante dos desmandos de Maduro, que deve explicações ao Brasil, como disse Lula agora. Vamos esperar pelo próximo passo do presidente. Precisa.

Tópicos relacionados