Mitre: as expectativas para reunião do G20, na Índia

As expectativas do G20 crescem, como mostrou o chanceler Mauro Vieira no Canal Livre

O Brasil terá um papel central na pauta de debates dos grandes temas mundiais, ao assumir a presidência do G20, em dezembro, como será anunciado oficialmente em Nova Délhi, nos próximos dias, na cúpula dos chefes de Estado. 

O G20 é o corpo diplomático mais completo - ali estão representados todos os grupos e interesses internacionais e é para lá que o presidente Lula levará os temas do Brasil - que já estarão colocados, em linhas gerais, no pronunciamento em Nova Délhi, como a economia verde, a questão energética, a nova governança mundial, a redução da desigualdade entre países, o trabalho, o combate à fome e outros. 

Depois também como parte do discurso na ONU, no dia 19, quando deve reforçar o tema da democracia e o essencial papel das Forças Armadas, como instituições de Estado.

Aliás, esse será também seu tema no Sete de Setembro. As expectativas do G20 crescem, como mostrou o chanceler Mauro Vieira no Canal Livre. 

Grande oportunidade para o Brasil - quando não faltarão também desafios, como equilibrar discursos e posições entre China e Estados Unidos neste momento inédito e nada fácil na nossa história diplomática.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.