Fernando Mitre

Mitre: as estratégias de Lula contra a abstenção na reta final da campanha

Fernando Mitre analisa a postura do ex-presidente Lula ao mobilizar artistas e jovens contra a abstenção e busca pelo voto útil

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem insistido – e vai insistir cada vez mais até o dia da eleição – no esforço de convencer o eleitorado, principalmente nas periferias, a não deixar de votar. 

Esta é a ofensiva contra a abstenção, que passou de 20% em 2018, uma referência que preocupa, hoje, a campanha petista, que teria mais a perder com as ausências - geralmente dos eleitores mais pobres. 

Aumenta essa preocupação devido ao medo de 9% do eleitorado ir votar, como mostrou o Datafolha. Lula mobiliza artistas nesse esforço, envolvendo também os jovens, enquanto prega o voto útil e continua atacando o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente intensifica os comícios na reta final e também a ofensiva contra o adversário, tentando aumentar rejeição bolsonarista, bem menor do que a petista.

O duelo de rejeições, conjugado com a disputa de avaliações entre o período Lula e o governo Bolsonaro, dá, agora, o tom da campanha nesta disputa inédita no Brasil entre um presidente e um ex-presidente.

Tópicos relacionados