A reforma tributária — aquela que vem e vai, ou que vinha e ia — agora foi, depois de mais de 30 anos, perto de 40, na verdade, anos de tentativas. Os projetos complementares, agora, devem ser aprovados na Câmara antes do recesso — e depois a aprovação é com o Senado.
Longe de ser a reforma ideal, ainda cheia de dúvidas, foi e é reconhecida como um passo importante contra o caos tributário que sufoca o país. Importante para destravar a economia — como ficou claro no Canal Livre desta semana, com o economista Marcos Lisboa — que tratou também de diversas questões e desafios que enfrentamos na área econômica.
Com destaque para a discussão da qualidade — sempre insatisfatória — das nossas políticas públicas. Problemas não faltam — é um enorme painel — mas sair do mais ou de um dos mais caóticos sistemas tributários do mundo. É um avanço significativo. Principalmente num país onde os políticos, quase sem exceção, passaram todos esses anos se dizendo a favor da reforma. Mas cada um tinha a sua.