Mitre: A questão do aborto no Brasil

Por Fernando Mitre

O aborto não é desejável, deve ser evitado e não defendido. Como encontrar justificativa para uma posição, em princípio, favorável a aborto?  Não vejo como. Mas isso não significa que a mulher não deva ser defendida - aí sim, defendida.  no que deveria ser seu direito de escolha, sua liberdade sexual e reprodutiva. 

Como já explicou o ministro Barroso, criminalizar a mulher que escolheu interromper a gravidez - levada  por suas condições e justificada por sua consciência - é uma agressão permanente nesse país. E sem que haja o reconhecimento desse drama que deveria ser de toda a sociedade. Mas que cai com todo o seu peso sobre as mulheres, principalmente as mais pobres e desprotegidas. 

Descriminalizar o aborto não é assunto fácil, longe da unanimidade, uma questão de consciência, mas é um passo que vem se impondo a cada momento, a cada tragédia pessoal de tantas mulheres abandonadas, que se repete por esse país afora - chamando a atenção e a consciência de todos  para o que é também uma escancarada questão de saúde pública.

Tópicos relacionados