Fernando Mitre

Mitre: a disputa em São Paulo apontando para a próxima eleição nacional

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Incontáveis são as entrevistas que já fiz com analistas de pesquisas ou diretores de institutos ouvindo que eleição municipal se decide pelas questões locais ignorando-se os valores e interesses nacionais. E tem sido assim nos últimos anos, com poucas exceções. 

Mas São Paulo agora tem que ser vista de maneira mais ampla. Aqui a polarização e a visão nacional são mais claras, com um ponto que chama a atenção. À direita, 40% dos que escolhem o prefeito Nunes votaram em Bolsonaro para presidente. E os que escolhem Pablo Marçal? A mesma coisa – 40% também de eleitores bolsonaristas. À esquerda, entre os que estão agora com Guilherme Boulos, 48% votaram no Lula. 

Simplificando aqui: Lula, Bolsonaro, hoje apenas cabo eleitoral, e a perspectiva de 2026 têm presença forte nesta disputa paulista - nunca esquecendo o governador Tarcísio, que cresce na campanha apoiando o prefeito Nunes. Já se observando que a força de Tarcísio tem sido maior do que a de Bolsonaro nesse apoio ao prefeito Nunes, hoje à frente de Marçal a caminho do segundo turno. 

Lá estará o candidato Boulos, segundo as pesquisas. O significado nacional desse confronto é óbvio - será grande, mesmo tendo o maior peso as questões locais ainda.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.