Mitre: a ausência de Lula na posse de Javier Milei na Argentina

O presidente Lula não estará na posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, como já era esperado - vai mandar seu chanceler Mauro Vieira -, deixando claro que não se sentiria bem por lá depois dos ataques que recebeu do então candidato, durante a campanha - mas isso não muda as relações objetivas entre os dois países. 

Vamos aguardar o comportamento de um presidente e de outro, mas, na prática, decisões como a de manter o mesmo embaixador argentino em Brasília, são bastante significativas. A começar pelo sentido que já se antecipa nas relações dos dois governos - mais diplomáticas do que políticas. 

A carta de Milei a Lula, convidando para a posse, levada a Brasília pela futura chanceler argentina, já mostra o interesse em manter o nível das relações. Não foi suficiente para convencer Lula a ir à festa em Buenos Aires, mas sinaliza o interesse, principalmente econômico, que é realista e concreto. E dos dois lados - até mais da Argentina. 

Mas há também o fato de que o Brasil estabilizando sua relação com a Argentina atende melhor a sua posição de liderança na região. 

Tópicos relacionados