Fernando Mitre

Fernando Mitre relembra nascimento do Plano Real, que completa 30 anos

Fernando Mitre

Começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, como “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, de o “Estado de S Paulo”. Dez anos depois, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades. Depois, assumiu a direção nacional de Jornalismo da Rede Bandeirantes, cargo que ocupa até hoje. Nesse período, produziu mais de 30 debates eleitorais, entre eles o primeiro presidencial da história do país na TV, em 89. É comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Eu estava lá, naquela reunião, o ministro Fernando Henrique e a equipe do Real, convocada por ele, com alguns poucos jornalistas convidados que ouviriam, pela primeira vez, sobre a URV — a novidade que seria então anunciada ao país, há 30 anos. 

Em pouco tempo, a compreensão de que, daquela vez, o combate à inflação iria funcionar já havia crescido. E uma nova fase — a da moeda estável — começou a mudar o dia-a-dia do brasileiro. A ansiedade, no começo, era enorme — alimentada pela memória de 7 planos fracassados — 46% de inflação no último mês antes do plano. Que era novidade total. 

Nada parecido tinha sido feito no mundo. O Brasil não tinha moeda e ganhou uma. Autêntica conquista civilizatória. A luta não foi fácil para pôr o plano na rua. O Real, de fato, ficou se acertando durante todos os 8 anos do governo FHC. E os desafios, de fato, nunca deram trégua total. 

Hoje, depois desses 30 anos, estamos vendo aí a questão fiscal, com seu componente mais problemático, o corte de gastos. E o maior de todos, que continua atual — e que vi agora os pais do Real, reunidos, lembrando, lembrando que esse desafio estava na raiz do plano, anunciado no seu início: a distribuição de renda e a redução da desigualdade. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais