CNJ afasta juiz federal Marcelo Bretas por suposto desvio de conduta

Decisão foi tomada após análise de procedimentos que questionaram o trabalho do juiz à frente de processos

Da redação

Juiz Marcelo Bretas
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou do cargo o juiz federal Marcelo Bretas. O afastamento ocorre por suposto desvio de conduta na análise de processos. O CNJ também instaurou processo para investigar o juiz. 

Bretas atuou na Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. A decisão do CNJ foi tomada a partir de três procedimentos abertos sobre o juiz no conselho, questionando decisões de Bretas. 

A informação foi confirmada à Band pela assessoria de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. Ele é um dos que entrou no CNJ com ação contra Bretas. O prefeito alega que Bretas tentou prejudicá-lo na disputa eleitoral do governo do estado em 2018.

Bretas conduziu um acordo de delação premiada de Alexandre Pinto, ex-secretário de Obras da cidade, em que ele acusou Paes de participar de esquema de propinas no plano de infraestrutura das Olimpíadas de 2016. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.