Cláudio Castro toma posse do segundo mandato como governador do RJ

Governador reeleito citou Pelé, pediu um minuto de silêncio em homenagem ao rei do futebol e vítimas da Covid-19, e falou em fortalecer o interior do Rio. Veja discurso

Da redação

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) tomou posse do novo mandato na manhã deste domingo (1) na Assembleia Legislativa do estado (Alerj). Além deles, os secretários escolhidos pelo novo governador também assumem os cargos. 

No discurso, Castro cumprimentou os representantes da sociedade civil e militar,lideranças religiosas, profissionais de comunicação, citou o rei Pelé, que morreu na última quinta-feira (29), e pediu um minuto de silêncio em homenagem ao atleta e aos 75 mil fluminenses que morreram vítimas da Covid-19.

"A jornada até aqui foi longa e árdua, mas movidos pela fé e pela coragem, seguimos em frente. Quando ninguém acreditava, fomos firmes e prosseguimos. Quando todo mundo desconfiava, enfrentamos em silêncio a caminhada, superando cada obstáculo. E quando ninguém mais sonhava, realizamos”, disse ele. 

Ele disse que, no futuro, quem olhar a foto da Assembleia Legislativa, não terá ideia de como trabalharam duramente, nos dois últimos anos, para retirar o Rio de um estado de profunda letargia. “Mas tenho certeza que o legado que deixaremos juntos falará por si. Definitivamente, o Rio de Janeiro de hoje é bem melhor do que o de dois anos atrás”. 

“Entre tantos desafios, um deles se mostra permanente na história recente do nosso estado, cujo avanço ou retrocesso reflete diretamente nas demais políticas públicas. Foi preciso coragem para enfrentar o caos encontrado em 2020, mas quem pode, por direito, reivindicar coragem para si mesmo é o servidor da Segurança Pública”, acrescentou. 

O governador do Rio de Janeiro reiterou que o estado precisa ser bom para o morador da capital e do interior. “Nós conseguimos tirar as palavras do papel (fortalecer o interior) e transformar esse discurso em realidade. Fortalecendo o interior, com o apoio real e presente do governo, além de contribuir para distribuir a produção de riqueza, ajudamos a construir um estado forte, equilibrado e menos exposto a flutuações econômicas e sociais”.

Cláudio Castro (PL) foi reeleito governador pelos moradores do Rio de Janeiro ainda no primeiro turno, em 2 de outubro. Ele recebeu 58,67% dos votos, totalizando 4.929.542 votos.

Cláudio Castro (PL) é formado em direito, tem 43 anos, foi chefe de gabinete da Assembleia Legislativa do Estado do Rio por 12 anos. Em 2016, foi eleito vereador da cidade do Rio. Em outubro de 2018, foi eleito vice-governador na chapa com Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro tomou posse como governador efetivo em 1º de maio do ano passado. Concorre à reeleição.

Dentre as principais propostas de Castro está a retomada das obras paradas em todo o estado como o Museu da Imagem do Som (MIS), em Copacabana, na Zona Sul do Rio, o Teleférico do Alemão e a estação da Gávea.


 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais